quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Projeto Arte e Cultura na Quebrada é Estímulo para Jovens da Zona Leste

O município de São Miguel Paulista, localizado na zona leste de São Paulo, comemora seus 394 anos. Para celebrar a data, moradores da região inscreveram ao Ministério da Cultura (MINC) uma proposta cultural, nomeada, Arte e cultura na Quebrada, que reúne 25 grafiteiros da comunidade.

O grafiteiro Robson Bó relata que “Este projeto está sendo uma vivência muito boa, eu sou organizador de eventos de grafite há 10 anos, mas esse projeto, Arte e cultura na Quebrada, têm o seu diferencial, que é contar a história de São Miguel Paulista”. O intuito do projeto é transmitir a arte e a cultura nacional por intermédio do grafite para as pessoas que transitarem pela área.

O grafite foi uma peça chave nesse projeto, pois ele é capaz de reproduzir de forma clara, simples, didática à mensagem. Levando em conta que essa forma de arte é comum como linguagem jovem, regional e representativa social.

A lei que aprovou a iniciativa é conhecida por fornecer aos seus beneficiários o recurso de utilização abatimentos fiscais de empresas e de pessoas físicas (PJ e PF) em impostos de renda, como abono financeiro aos impostos de renda dos colaboradores e são voltados para difusão da cultura em diversas áreas.

A especialista cultural em leis de incentivo, Andressa Borges ressalta como é importante o uso, “A lei Rouanet é uma porta aberta para novos artistas e para a evolução da arte que já existe em nosso país” afirma a especialista.

Jhow Carneiro, comerciante local, relatou que “Fica muito interessante as figuras bem-feitas”. Os moradores têm opiniões divergentes sobre o uso de recursos do governo neste projeto. “A iniciativa cultural é válida, mas a comunidade ainda carece de infraestrutura, dentre outras necessidades básicas” disse Silvano Souza, morador local.

O projeto oferta a comunidade, inúmeros ganhos no setor cultural, porém observamos que a mesma anseia mais do governo.
Fica no ar a fala de Silvano Souza, morador do bairro quando diz q a arte nos muros pode causar acidentes,A pessoa se distrai e as calçadas esburacadas fazem o resto, é preciso ter prioridade”.

Abaixo, confira o link da entrevista:
https://youtu.be/clRDCcf_JVM


0 comentários :

Postar um comentário