terça-feira, 15 de novembro de 2016

Terceira Idade Aposta na Prática de Esportes Para Continuar Saudável

A prática regular de atividade física na terceira idade, além dos benefícios físicos, torna mais evidente a sensação de estar bem, além de, permitir que na maturidade corpo e mente continuem sendo estimulados e desafiados constantemente.
Uma senhora de 86 anos é a mais nova estrela da Nike. Conhecida como a “Freira de Ferro”, é detentora do recorde de pessoa com mais idade a terminar um Iroman, esporte que surgiu em San Diego, nos Estados Unidos, em 1974, onde os atletas realizam três modalidades distintas, sempre obedecendo a mesma sequência: natação, ciclismo e corrida.
A professora aposentada, Júlia Guimarães, 76 anos, tem por hábito a prática de atividade física e se imagina de outro modo. Todos os dias ela caminha com seu cachorro, vai a academia e além de musculação, ela é adepta da hidroginástica. Faz parte de um grupo de senhoras que se reúnem para trocar experiências em técnicas de artesanato e pintura, aprendeu a usar o tablete para pegar receitas e trocar figurinhas com as amigas e ver as fotos dos netos que moram fora.

Um estudo realizado pela revista Nature, observou os limites biológicos do organismo humano e dados demográficos do último século e constatou que 71 anos é a média global de expectativa de vida, cabendo ao Japão, a maior média, 87,7 anos e ao Brasil, 75 anos. O mesmo estudo observa quão delicado é o conceito de terceira idade se considerado o declínio das atividades orgânicas funcionais, ponderando-se que há uma evolução durante a infância, atinge-se o auge entre o termino da adolescência e 30 anos de idade, fator indicativo de que, a partir dos 30 anos o individuo já está indivíduo já está incluído na chamada terceira idade.

No processo de envelhecimento, diversas transformações ocorrem nos distintos sistemas, variando de pessoa para pessoa, podendo depender de fatore como hábitos posturais, alimentares, genéticos e também o sedentarismo. Fica evidente que o hábito de vida é a variável que pode ser monitorada e controlada, uma vez que, fatores genéticos são herdados. Assim sendo, a procura por alternativas viáveis e melhor qualidade de vida, significa um melhor envelhecer.

O envelhecer biológico é caracterizado por mudanças físicas ao longo dos anos, como por exemplo: a diminuição da energia no corpo, perda celulares, redução gradual da capacidade de adaptação ao meio ocasionando enfermidades, perda gradual da elasticidade da pele, aumento da quantidade de gordura corporal, diminuição da força muscular e hormonal, perda óssea, visual e auditiva, entre outras.

A realização de práticas esportivas, por meio de estímulos neuromusculares, pode prestar grande serviço ao amenizar essas modificações, razão pela qual, todo tipo de atividade deve ser estimulada, seja física, sensorial ou criativa, no intuito de melhorar o desempenho de atividades diárias e qualidade de vida. “A promoção do envelhecimento ativo, envolve a conquista da qualidade de vida, permitindo que o idoso perceba seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo da vida e participe da sociedade de acordo com suas necessidades e capacidades. A prática de esportes reflete na ausência de depressão, maior capacidade cognitiva e funcional, melhora nas relações sociais e familiares”, afirma Dra. Beatriz Almeida, Neuropsicóloga.

O professor de Educação Física e Fisioterapeuta, Oséas Cardoso, alerta que a prática de esportes é benéfica em qualquer idade, sobretudo ao ficar mais velho, considerando-se sempre as restrições e orientações médicas. “A perda de massa muscular diminui a força e compromete outras capacidades, potencializando o risco de queda e agravando as limitações do idoso. A musculação é uma prática muito indicada na prevenção e manutenção da saúde e independência do idoso, sem deixar de mencionar o fator sociabilidade nas atividades realizadas em grupo, que incentivam a prática e melhoram o humor”.

Assim sendo, se conclui que a prática de exercícios ao longo da vida e em especial na velhice, pode sim trazer benefícios, não só físicos, mas sociais e psicológicos. O que se viu aqui é que quanto mais ativa é essa pessoa, menor serão suas limitações.


0 comentários :

Postar um comentário